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A Volkswagen lançou hoje o up! com carroceria de duas portas e também com transmissão automatizada ASG, conhecida como I-Motion. Dessa forma, o novo compacto da marca alemã se torna a única opção do segmento 1.0 com esse tipo de câmbio, que possibilita a troca automática de marchas em uma caixa de mudanças “mecânica”.

Parte do investimento de R$ 10 bilhões que a Volkswagen fará até 2018 no Brasil, o novo popular agora está com sua linha de versões e equipamentos completa, começando a partir de R$ 26.900 no take up! 2 portas e a partir de R$ 30.990 no move up! 2 portas I-Motion, que é a grande novidade.

Duas portas

Com duas portas, o Volkswagen up!, fabricado em Taubaté/SP, passou alterações também nesta configuração em relação ao equivalente europeu, sendo 6,5 cm maior. O desenho da janela traseira é similar ao da versão 4 portas, deixando o visual mais harmônico entre as opções. O modelo continua oferecendo porta-malas de 285 litros com divisão de bagagens s.a.v.e. e tanque de 50 litros, entre outras mudanças feitas na versão nacional.

As duas portas são grandes e o acesso ao banco traseiro é feito através de um mecanismo de basculamento do assento dianteiro, que tem efeito memória, retornando à posição anterior após sua retração. O ambiente traseiro ainda recebeu um porta-garrafa e objetos nas laterais. O espaço disponível é feito para três pessoas, mas naturalmente duas pessoas é mais do que suficiente para andar sem muito aperto.

I-Motion

Além das duas portas a menos, o Volkswagen up! agora dispõe de opção do câmbio automatizado ASG na versão I-Motion. Trata-se do mesmo dispositivo utilizado nos modelos da marca com motores 1.6 VHT e 1.6 MSI. No entanto, dispõe de sistema simplificado para o novo carro de entrada.

De cara, o Volkswagen up! I-Motion não dispõe de modo Sport e nem de paddle shifts no volante, mas a caixa de mudanças de apenas 30 kg e 12,2 kgfm de capacidade de torque, recebeu alterações nas relações de marchas para se tornar mais eficiente com o motor EA211 1.0 12V E-Flex, que entrega 75/82 cv a 6.250 rpm e 9,7/10,4 kgfm a 3.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol.

Com 3,60 m de comprimento, 1,64 de largura, 1,50 de altura e 2,42 de entre-eixos, o Volkswagen up! I-Motion está disponível nas versões move up! com duas ou quatro portas, além da high up! e black/white/red up!, chegando até R$ 42.160. De 0 a 100 km/h, o modelo precisa de 12,8/13,0 segundos e tem máximas de 166/168 km/h, respectivamente com etanol e gasolina.

Em termos de consumo, o Volkswagen up! I-Motion registra – de acordo com testes do Inmetro – 9,0/13,0 km/litro na cidade e 10,0/14,5 km/litro na estrada, respectivamente com etanol e gasolina. O resultado geral é semelhante ao obtido pela versão manual, que faz 9,1/13,2 km/litro na cidade e 9,9/14,3 km/litro, na mesma ordem de combustível.

Impressões do volante do Volkswagen up! I-Motion

Como já é conhecido das caixas automatizadas, a transição de marchas é nitidamente sentida quando se aumenta a velocidade. A sensação – desconfortável para alguns – foi um pouco atenuada no Volkswagen up!, mas nada que faça o condutor achar que está em um câmbio 100% automático.

Para um motor de apenas 82 cv – quando abastecido por etanol – e um sistema de trocas de marchas automático, até que o desempenho foi satisfatório para a proposta, que difere bastante em termos de performance dos modelos com motor maior. Então, não espere um desempenho superior apenas por causa do I-Motion.

A proposta principal é conforto e economia, duas coisas que muitos consumidores hoje em dia buscam e raramente encontram no segmento de entrada, visto que as opções com câmbio automatizado vão muito além dos R$ 30.990 pedidos pelo move up! I-Motion. Hoje, dos 28 hatches compactos do mercado, 17 oferecem opção desse sistema, sendo 60% do total.

No modo Drive, o Volkswagen up! se comporta bem, apesar necessitando exigir mais do acelerador em retomadas de velocidade, onde o dispositivo eletromecânico faz a redução para dar mais fôlego ao compacto. Algumas vezes, já percebido nos motores 1.6 VHT e MSI dos irmãos maiores, o sistema ASG troca de marcha, mas o painel mantém a indicação anterior, alterando algum tempo depois.

Nas reduções, as trocas de marchas foram mais suaves que nos motores maiores, transmitindo a sensação de estar guiando um carro 100% automático nesse aspecto. Para quem está acostumado com caixas manuais e sente a sensação de falta de força nas acelerações mais fortes, a opção é utilizar o modo Manual, feito apenas pela alavanca de transmissão.

Dessa forma, consegue-se obter um desempenho melhor nessas situações. Como já foi dito, não há opção Sport e nem as borboletas atrás do volante, bastante úteis nos modelos de melhor performance. Outro item que não está presente na versão I-Motion é o piloto automático. Em viagens longas, o equipamento é bastante útil, mas o foco do up! é o meio urbano e por isso foi dispensado do modelo.

Nas manobras, especialmente com inclinação da via, é necessária atenção ao dar ré, já que ao soltar o pé do acelerador ou freio, o veículo fica solto, ao contrário do que ocorre em carros automáticos. Rodando a 3.500 rpm em 110 km/h, o Volkswagen up! I-Motion manteve seu bom comportamento inalterado em relação à versão manual, além de destacar-se nas respostas rápidas da direção e no bom ajuste da suspensão.

De modo geral, a performance deste compacto 1.0 automatizado está de acordo com o esperado, em vista das características do projeto que envolve o modelo. Para quem precisa de mais conforto no trânsito do dia a dia ou necessita de um veículo para atender limitações físicas, ambos sem ter que investir praticamente R$ 40.000 em um automatizado, o Volkswagen up! I-Motion agora surge como uma alternativa interessante.

Provavelmente teremos uma resposta dos rivais do compacto, afinal, como as estatísticas mostram, é crescente o interesse por veículos com este tipo de equipamento. E no final, quem vai ganhar é o consumidor, que terá mais opções de escolha.

Abaixo, todos os preços do Volkswagen up!:

take up! 2P – R$ 26.900
take up! 4P – R$ 28.900
move up! 2P – R$ 28.300
move up! 4P – R$ 30.300
move up! 2P I-Motion – R$ 30.990
move up! 4P I-Motion – R$ 32.990
high up! 4P – R$ 34.990
high up! 4P I-Motion – R$ 37.760
black/white/red up! 4P – R$ 39.390
black/white/red up! 4P I-Motion – R$ 42.160

[Fonte: Notícias Automotivas]