(Ex.: Montadora, veículo, versão, ano, produto)
Translate: BR EN ES
 

Começa a ser vendido no Brasil o Toyota Prius de quarta geração, lançado no Japão no ano passado. Carro híbrido com maior total de vendas até hoje (5,7 milhões de unidades em 19 anos), o Prius ganha linhas ousadas e controversas e adota a nova plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture, Nova Arquitetura Global da Toyota). O coeficiente aerodinâmico (Cx) foi reduzido de 0,25 para 0,24 e o carro está 60 mm mais comprido (4,54 m) e 15 mm mais largo (1,76 m), embora 20 mm mais baixo (1,49 m).

O preço de R$ 119.950 inclui equipamentos como controle de estabilidade, sete bolsas infláveis, câmera traseira de manobras, ar-condicionado de duas zonas (que reconhece se o banco traseiro está vazio, caso em que direciona o ar somente para a zona frontal), carregador de celular sem fio, televisão digital, projeção de informações no para-brisa, acesso e partida com chave presencial, banco do motorista com regulagem lombar elétrica e revestimento em padrão couro. O sistema de áudio inclui navegador e tela de 7 pol sensível ao toque.

A mecânica do Prius combina motor a gasolina de 1,8 litro de ciclo Atkinson, com potência de 98 cv e torque de 14,2 m.kgf, a um elétrico de 72 cv e 16,6 m.kgf. A Toyota anuncia potência combinada estimada de 123 cv (os dois não operam em máxima potência ao mesmo tempo) e aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos. A bateria híbrida de níquel fica na parte inferior direita do banco traseiro. Pelos padrões do Inmetro, o modelo é o carro mais eficiente do País: 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em rodovia. O Prius usa transmissão de variação contínua (CVT) e freios regenerativos.

[Fonte: Best Cars]